

Márcio Local
Na Raça
Iniciando seus primeiros passos fora do Brasil, carioca ganha elogios do The New York Times, tem CD lançado pelo selo de David Byrne, LuakaBop, e execução em mais de 600 emissoras de rádio da América do Norte. E encerra o ano tendo seu ”Adventures In Samba Soul” eleito pelo jornal The Washington Times como um dos 10 melhores discos lançados nos EUA em 2009.

Natural do bairro carioca de Realengo, Márcio nasceu em 1976 e foi criado no meio do samba e da influência do som de Jorge Benjor (seu ídolo maior), Banda Black Rio, Carlos Dafé, Tim Maia, Simonal, Trio Mocotó e afins.
A música de Local é uma mistura de samba com funk, soul, rap, escola de samba, e demais influências mágicas dos ritmos afros com a sonoridade moderna dos arranjos de sopros com guitarra elétrica e a cozinha tipicamente carioca das raízes do samba.
Mais fotos no Flickr
http://www.flickr.com/search/?q=marcio+local
Bastaram sete dias de uma turnê promocional, em janeiro de 2009, para atrair a atenção do público norte americano. De Washington a Nova Iorque, com apresentações no famoso Kennedy Center e participação no GlobalFest 09, no Webster Hall de NYC, Márcio Local conseguiu empolgar por onde se apresentou, com sua versão turbinada do chamado “samba soul” (no Brasil mais conhecido como“samba rock”).
Em meados de 2008, inesperadamente, Márcio, surge com seu primeiro CD. Gravado com recursos próprios e ajuda de amigos, grava seu disco. Caldato, empolgado com o que ouve, sugere algumas alterações na produção, como, por ex, acrescentar “backvocals”, e – principalmente – cuidar da mixagem final, em seu próprio estúdio, em Los Angeles.
O resultado é um CD, cujo título é “Samba Sem Nenhum Problema”, é lançado no final de 2008, pelo seu próprio selo, Local Records, com distribuição pela Universal Music.
Quis o destino, entretanto, que ele iniciasse sua trajetória artística, pelo exterior. Felizmente!
Graças ao prestígio de Caldato, a gravadora LuakaBop, de David Byrne, se interessa pelo CD e o lança na América do Norte, em maio de 2009.
Mas antes, em janeiro, a gravadora convida Márcio, com mais 5 músicos, para uma gig promocional por Washington DC e NYC. Lá, na capital americana, se apresenta no lendário Kennedy Center e grava um especial de TV.
Em Nova Iorque, fazem shows nas casas noturnas da moda, ZebuloneNobluCafe. Culminando com uma apresentação no globalFEST 09, no Webster Hall. Um festival, muito disputado, somente para 12 artistas novos, de todo o mundo.
Em abril desse ano, Márcio é convidado por Peter Gabriel para se apresentar no seu badalado WOMAD Festival, na praia de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Uma audiência de cerca de 50 mil pessoas conheceu o som de Marcio Local e a Banda Local S/A, completa, com 9 músicos.
